Você está visualizando atualmente Aplicativos para médicos: 8 opções para facilitar o trabalho desse profissional

Aplicativos para médicos: 8 opções para facilitar o trabalho desse profissional

  • Categoria do post:Blog

Não é novidade para ninguém que a tecnologia vem impactando a rotina da grande maioria das pessoas, alterando, não apenas a forma pela qual a sociedade encara suas atividades diárias, como também a própria vida profissional. Sendo assim, conhecer os principais aplicativos para médicos pode ser extremamente vantajoso.Atuar na área de saúde é sempre um desafio, sobretudo em um país que sofre com diversos problemas socioeconômicos como o Brasil. Diante dessa realidade, é imprescindível conhecer as melhores opções para facilitar o trabalho desse profissional. Leia o conteúdo abaixo e veja quais são elas!

1. MedScape

Não dá para falar sobre os principais aplicativos para médicos sem citar o MedScape, que é um dos mais famosos apps do gênero em todo o planeta. Apesar de ser gratuito, ele é um recurso bastante completo de suporte à prática clínica, disponibilizando informações detalhadas e atualizadas sobre diversos temas relevantes.Entre eles, estão dados sobre doenças, protocolos de atendimento, medicamentos e exames complementares, além de artigos atualizados constantemente. No site em português, é possível acessar uma enormidade de conteúdos, que vão desde dosagens das medicações até novidades de regulação dos órgãos oficiais, por exemplo.

2. Pega Plantão

O Pega Plantão é, sem sombra de dúvidas, um dos principais aplicativos para médicos do momento e tem feito bastante sucesso com os profissionais da área de saúde. Boa parte do seu êxito se deve às suas principais funcionalidades, que inclui um excelente controle de escalas, que é um dos grandes desafios de muitos serviços.Entretanto, isso não é tudo, e existem mais recursos bastante interessantes! Para os gestores, por exemplo, é possível gerar relatórios de produtividade com apenas um clique, acabando com o desperdício de tempo para lançar dados em planilhas. Também é possível atualizar as escalas em tempo real, deixando essa informação disponível para todos.

3. CID-10 Pro

O código CID, sigla para Classificação Internacional de Doenças, foi criado para padronizar a comunicação de dados e estudos de epidemiologia de doenças entre a população do mundo todo. No entanto, em função de sua quantidade enorme de números e patologias abordadas, é impossível memorizá-lo por completo.Por esse motivo, foi criado o prático CID-10 Pro, que é um app que ajuda a fazer buscas, em questão de segundos, facilitando o dia a dia de qualquer médico. Ele tem uma versão em português e o sistema ainda conta com uma funcionalidade que permite que os profissionais marquem os códigos CID que mais utilizam em uma lista de favoritos.

4. Whitebook

O Whitebook é um dos aplicativos favoritos dos médicos brasileiros e ajuda bastante na prática clínica. Oferece uma biblioteca bastante impressionante e completa, que inclui elementos relevantes nas áreas de Clínica, Endocrinologia, Pediatria, Infectologia, Cardiologia, Radiologia, Ginecologia, Dermatologia, Oftalmologia, Cirurgia Geral e muito mais.A versão gratuita tem informações limitadas e, para ter acesso a tudo, você terá alguns custos, que são bastante discretos diante de todos os benefícios que o app apresenta. Somente em nosso país, já são mais de 100 mil usuários cadastrados. O banco de dados é offline e pode ser baixado nos mais diversos tipos de smartphones.

5. Evernote

Embora o Evernote não seja propriamente um aplicativo da área de saúde, ele caiu no gosto dos médicos, que podem aproveitar as suas funcionalidades para otimizar a sua complexa rotina de trabalho. O app ajuda na organização, permitindo a programação da agenda de consultas e, até mesmo, guarda informações dos pacientes para as próximas visitas.Diante dessa realidade, não é surpresa nenhuma que ele sirva como uma luva para as necessidades cotidianas desses profissionais. Você poderá organizar notas, montar apresentações, salvar imagens, elaborar fluxogramas e muitas outras coisas da maneira que bem desejar, inclusive usando o programa em modo offline.

6. Figure 1

O Figure 1 é um aplicativo muito interessante e promete revolucionar a maneira pela qual os profissionais de saúde se comunicam ao redor do planeta. Com uma versão toda em português, o app permite que qualquer informação médica possa ser compartilhada com outros profissionais em tempo real, em mais de 190 países.Você poderá, por exemplo, mandar fotografias de pacientes ou de exames para a equipe da plataforma, que selecionará os casos, sempre mantendo o sigilo das informações preservado, disponibilizando o quadro para que os outros milhões de usuários possam opinar e discutir cada situação, como em um grande fórum mundial!

7. World Health Organization (WHO)

O World Health Organization, também conhecido pela sigla WHO, é um aplicativo da Organização Mundial da Saúde (OMS). Trata-se de uma ferramenta bastante interessante, que permite que os médicos sigam se atualizando sobre temas relevantes sobre a sua área, que incluem saúde pública, pandemias e surgimento de novas patologias pelo mundo.Um bom exemplo se deu com os recentes casos do Zika vírus, que assolou e trouxe sérios problemas para muitos países de clima predominantemente tropical, como o Brasil. O app também trata sobre as medicações utilizadas para muitos casos e relembra as pesquisas que estão disponíveis, embora muitas delas estejam apenas em inglês.

8. Genéricos BR

A lei dos genéricos vem mudando a forma pela qual muitas pessoas podem ter acesso às medicações e, por isso mesmo, o Genéricos BR se tornou um dos principais aplicativos médicos do Brasil. Em função do imenso número de fabricantes e de remédios distintos, até o mais experiente dos profissionais pode acabar se confundindo.O app promete agilizar a vida e a rotina, listando todas as opções disponíveis, com uma funcionalidade que permite a pesquisa por princípio ativo ou pelo medicamento de referência. É possível, ainda, analisar as bulas de mais de cem medicações, consultar o bulário da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e a lista de produtores.Como você pôde ver, esses principais aplicativos para médicos prometem facilitar a vida de qualquer profissional, tornando a sua rotina um pouco mais simples e conferindo mais tranquilidade em estabelecimentos de saúde, sejam eles hospitais, clínicas ou consultórios particulares.Gostou de conhecer os principais aplicativos para médicos? Quer receber outros conteúdos como esse inteiramente grátis? Então não perca mais tempo e assine a nossa newsletter!

Deixe um comentário