A navegação oncológica:
A navegação oncológica é um processo que visa oferecer suporte completo e personalizado aos pacientes com câncer ao longo de sua jornada desde o diagnóstico até a reabilitação ou na gestão da alta complexidade. Quando feita de forma eficaz, traz diversos diferenciais, tanto para o paciente quanto para o sistema de saúde.
Aqui estão alguns dos seus principais diferenciais:
1. Atendimento personalizado e centrado no paciente: Apoiar o paciente e sua família na identificação das necessidades específicas da sua condição e as barreiras no tratamento, garantindo que cada paciente receba um atendimento individualizado, holístico e humanizado, de acordo com o seu momento na jornada.
2. Redução de tempo entre diagnóstico e tratamento: Identificar rapidamente o diagnóstico do paciente no intuito de agilizar, em sua jornada, o tratamento mais adequado. Essa vigilância e a atuação precoce reduz atrasos, o aumento da complexidade do paciente e permite que o tratamento se inicie no momento certo, o que é crucial para a eficácia no tratamento do câncer
3. Apoio emocional e psicológico: Oferecer suporte emocional para reduzir a ansiedade, a depressão e o estresse relacionados ao diagnóstico e tratamento do câncer. Isso impacta positivamente na qualidade de vida do paciente e pode até melhorar a adesão ao tratamento.
4. Melhora na adesão ao tratamento: Acolher o paciente no momento em ele mais precisa, oferecendo uma orientação direcionada e reforçando a importância de cada etapa do processo, diminui as chances de abandono e aumenta a probabilidade de adesão ao tratamento, mesmo em fases desafiadoras.
5. Educação e capacitação do paciente e família: Proporcionar educação continuada ao paciente e à sua família para conhecimento sobre a doença, opções de tratamento, possíveis efeitos colaterais e cuidados de suporte, pode reduzir o número de consultas emergenciais e melhorar os resultados do tratamento.
6. Integração e coordenação de cuidados: Garantir uma comunicação efetiva entre os diferentes profissionais de saúde envolvidos no tratamento do paciente para se manterem alinhados em relação ao plano de tratamento. Isso minimiza falhas de comunicação e melhora a qualidade do atendimento.
7. Redução de custos para as instituições de saúde: Reduzir os desvios da jornada, como por exemplo as reinternações e consultas emergenciais, impacta diretamente nos custos das instituições de saúde, pois o tratamento é otimizado e as complicações são minimizadas.
Esses diferenciais reforçam a importância de se implementar uma navegação oncológica efetiva, proporcionando ao paciente uma jornada mais tranquila, garantindo uma qualidade no cuidado prestado, sendo ele mais completo e assertivo e consequentemente obter uma redução nos custos das instituições de saúde.
A navegação oncológica e o impacto da Saúde 4.0:
A Saúde 4.0 é caracterizada pela incorporação de inovações tecnológicas para melhorar o diagnóstico, monitoramento e tratamento. Essas tecnologias avançadas, como inteligência artificial, big data, coleta e análise de dados em Real Time, fornecem informações precisas tanto para profissionais de saúde quanto para os próprios pacientes, facilitando uma tomada de decisão mais rápida e fundamentada.
O uso da IA no treinamento de algoritmos em conjuntos de dados para alcançar um resultado esperado, como por exemplo reconhecer um conjunto de fatores que direcionam pacientes para uma mesma classificação, possibilita analisar grandes volumes de dados, identificar padrões, potenciais riscos de complicações e oferecer recomendações personalizadas de tratamento.
Essa personalização é particularmente relevante em oncologia, onde cada caso possui variáveis únicas, tem transformado a identificação precoce do câncer e outros aspectos da assistência oncológica e funciona como uma janela de oportunidade na evolução do paciente oncológico. Essa nova abordagem proporciona uma detecção antecipada com diagnósticos mais rápidos e precisos, otimizando o tratamento e aumentando as chances de cura.
Essa transformação digital no setor da saúde não apenas otimiza processos e fluxos de trabalho, mas também coloca o paciente no centro das decisões clínicas, oferecendo uma jornada de tratamento mais eficiente. A navegação do paciente oncológico na Saúde 4.0 é uma revolução na maneira como o tratamento do câncer é gerido. Ao integrar tecnologia e humanização, essa nova era oferece um atendimento mais ágil, personalizado e eficiente.
A Saúde 4.0 na hCentrix:
A hCentrix tem como foco trazer soluções em GSP – Gestão de Saúde Populacional, que combinam apoio consultivo com serviços e tecnologia robusta que integra o conceito de Saúde 4.0. A partir disso, ela identifica o risco de 100% de uma população de forma contínua, fazendo uma vigilância em tempo real.
É gerado cerca de 100 estratos que vão desde indivíduos com fatores de risco até indivíduos com condições de saúde de altíssimo risco e tudo isso com uma elevada precisão. Desta forma, é possível coordenar e controlar proativamente as iniciativas junto à população com um objetivo genuíno de identificar oportunidades de atuações precoces, garantir uma melhor qualidade assistencial prestada e um maior controle do custo assistencial.
Na Jornada Oncológica, a hCentrix identifica os indivíduos na fase de risco (aqueles que não estão realizando seus exames periódicos), os indivíduos que estão na fase de investigação diagnóstica (aqueles que já evoluíram para uma fase preditiva) – que é uma janela importante de oportunidade para apoiar o indivíduo precocemente dentro dessa jornada, indivíduos em tratamentos seja ele cirúrgico ou terapêutico, até chegar ao desfecho, seja na remissão ou em casos mais complexos que evoluem para o cuidado paliativo.

Esses alertas ajudam a melhorar o timing do engajamento, com a identificação da doença precocemente, sinalização das complicações dentro da jornada, evolução do risco e, dessa forma, ativar o cuidado coordenado na instituição de saúde.
Conclusão:
A navegação é um processo fundamental tanto na oncologia, quanto para as demais jornadas de saúde, pois visa oferecer suporte completo e personalizado aos pacientes ao longo de todas as fases do tratamento, desde o diagnóstico até a reabilitação.
A Navegação Oncológica voltada aos conceitos da Saúde 4.0 tem o potencial de revolucionar a identificação precoce do câncer, reduzindo custos e melhorando significativamente os desfechos para os pacientes. A aplicação dessas tecnologias no rastreamento e diagnóstico oferece uma resposta mais rápida, precisa e acessível, salvando vidas ao reduzir o tempo entre o surgimento inicial do câncer e sua detecção.
A hCentrix segue essas premissas e pode apoiá-los neste processo tão inovador e que transforma vidas. Quer saber mais, acesse o site hCentrix.com e fale conosco!
Marcelle Fagundes.